Não há sucesso sem pessoas

O empresariado e seu papel social

Babih Teixeira

Publicado segunda-feira, 27/05/2024, às 18:30

Compartilhar

Em situações como a tragédia climática gaúcha é nítido enxergar a potência do trabalho voluntário em ação. Um catalisador do sucesso das ações de resgate e acolhimento dos atingidos. Como empresários, enfrentando este cenário de calamidade, vivemos uma convocação sobre pensarmos também nossos papéis sociais além da nossa pessoa física. Nossos modelos de negócio estão e serão cada vez mais estimulados a estarem conectados como parte de ecossistemas em comunidades. Colaborar, pensar sobre as cadeias produtivas, o impacto que geramos com o que produzimos e da forma como gerenciamos nossas relações.

Não há como pensar inovação sem pensar nas pessoas, na nossa responsabilidade social. Por mais que sejamos estimulados a associar a inovação com a tecnologia, situações como as fortes chuvas reforçam a necessidade de pensarmos as relações entre as comunidades.

Não há inteligência artificial que substitua o estender da mão para entrar em um bote salva-vidas, o auxílio mútuo, a escuta ativa, o abraço quente, o acolhimento nos dias mais complexos.

Embora a tecnologia ajude muito, sim, nas gestões de crise, otimizando processos, organizando situações, são as posturas que tomamos frente às relações humanas que nos aproximam de quem constrói nossa marca no/para o mundo.

Como postura do empresariado é esperado que conheçamos nosso mercado e o máximo de suas potencialidades e, assim, que saibamos identificar e usar nossos recursos para mudar os cenários que atuamos.

E calma, falo sobre os que vão muito além das cifras. Network, criatividade, logística, reaproveitamento, tempo, inclusão. O olhar crítico para identificar um problema social e a conexão com a sua estrutura de negócio para saná-lo (ou contribuir para), atendendo demandas da nossa comunidade e colaborando para a transformação do status quo.

Assim, construímos e mantemos viva nossa imagem da forma mais genuína: fazendo sentido na vida das pessoas, colaborando com a diminuição dos hiatos sociais, incentivando a conexão entre negócios e a nossa gente, afinal, nunca podemos esquecer que não há sucesso sem pessoas.

✒️ Babih Teixeira – empresária, publicitária, escritora, mãe, mulher.

 

Parceria comercial

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo