AVC na Fenachim

Familiar afirma que não havia ambulância no Parque do Chimarrão para atender músico

Redação

Publicado quarta-feira, 11/05/2022, às 22:08

Compartilhar

O músico Josimar da Cruz, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) quando se apresentava na Fenachim, na madrugada de sábado para domingo (8), não contou com socorro imediato de ambulância, como é essencial para este tipo de problema de saúde que afeta diretamente o cérebro e os neurônios.

Segundo um familiar próximo do músico e que estava acompanhando sua apresentação naquela madrugada, a ambulância disponível no Parque do Chimarrão foi embora logo após o show nacional do cantor Dilsinho, e Josimar tocou como freelancer com Noredi e Banda logo depois. Outras testemunhas confirmaram a falta de ambulância.

Ainda segundo este parente, o Samu foi acionado por volta das 2h e demorou mais de meia hora para chegar. Embora a fonte não tenha pedido sigilo, vamos preservar seu nome, por enquanto.

Internado na UTI do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, o quadro de saúde do músico era muito grave na tarde desta quarta-feira (11). O familiar pediu orações pela vida do músico, retratado pelos amigos como uma pessoa sorridente, simpática, carismática e sempre pronta para ajudar.

Samu não revela tempo de espera

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), gestora da regulação estadual do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), naquela madrugada do dia 8 estavam disponíveis, para atendimento aos munícipes de Venâncio Aires, as duas ambulâncias: a Unidade de Suporte Básico e a Unidade de Suporte Avançado.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde não quis revelar o tempo de espera até uma ambulância do Samu atender o músico. Alegou “questão ética e legal quanto à disponibilização de dados relacionados à saúde”.

No entanto, a reportagem não solicitou dados de saúde ou pessoais da vítima, pelo contrário, forneceu as informações necessárias sobre o caso para apurar apenas o tempo de espera. Neste caso, a negativa de resposta de um órgão público que deveria atuar sob o manto constitucional da transparência, por si só, já revela muito sobre o episódio.

Familiares podem solicitar dados

“Caso exista o interesse da família ou do próprio paciente, esses poderão recorrer aos canais oficiais de informação do SUS, Ouvidoria ou através da Lei de Acesso à Informação”, afirmou a SES, a respeito da consulta sobre o tempo de atendimento.

Segundo a Secretaria, as duas ambulâncias do Samu em Venâncio Aires permanecem com equipes disponíveis na base “24 horas, 7 dias por semana, ininterruptamente.”

Na noite de sábado para domingo, os registros do sistema informatizado (SAPH) do Samu, apontam “vários atendimentos solicitados à CRU (Central de Regulação das Urgências)” e atendidos pelas equipes do Samu de Venâncio Aires, segundo a SES, “tendo transcorrido dentro da normalidade prevista”. Questionada sobre quantos foram os “vários atendimentos”, a SES não respondeu.

Em Venâncio, todos calados

O Portal Significa fez uma nova rodada de perguntas para a assessoria de imprensa da Fenachim e da prefeitura de Venâncio Aires, nesta quarta-feira. Mais uma vez, não houve resposta.

A reportagem também enviou questões para Noredi Rodrigues, líder da banda para a qual Josimar fazia freelance na Fenachim, e não houve resposta até o fechamento desta matéria.

A assessoria de imprensa da Fenachim ocupou parte de seu dia com um texto quase do tamanho desta reportagem sobre o concurso do “Melhor Chimarrão do Brasil”, que teve sete competidores.

Já a assessoria da prefeitura ocupou-se, entre outras coisas, com um texto ainda maior sobre o concurso da melhor guloseima para acompanhar um chimarrão.

Enquanto isso, questões de interesse público, como horários de disponibilização de ambulância para os frequentadores da Fenachim, tempo de espera para socorro, licitação de mais de R$ 1,5 milhão para ambulâncias para eventos (que não estão lá quando se fazem necessárias) e suporte à família do músico continuam sem resposta.

Para mais informações:
Músico sofre AVC durante apresentação na Fenachim.


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo