"Se mostre, começando hoje"

Dia das Mulheres…

Babih Teixeira

Publicado sexta-feira, 08/03/2024, às 16:52

Compartilhar

Dificilmente se fala sobre o dia da mulher sem esbarrar em algum clichê. Originalmente este é um dia de luta, por isso, ainda acho um tanto esquisito nos parabenizarem pela data. Mas entre uma flor, um mimo, dados de bom grado e recebidos com carinho, sempre faço o convite para pensarmos mais além, de como vivemos a data do 8 de março nos dias de hoje. O que é para aprendermos com ela?!

E é natural que a publicidade se aproveite das datas para dar aquela remexida no comércio. O que a gente precisa fazer, entre comer um bombom, receber um abraço ou um post carinhoso é jamais deixar de olhar carinhosamente para nossos papéis. Enxergar que ser mulher nunca foi tão simples, nem tão natural.

Historicamente nos exigem tanto, nos entregaram tão pouco na bandeja. Já nos forçaram em padrões. Já nos limitaram a lugares, a espaços, a direitos. Ter um dia no calendário é nossa lembrança anual para ocuparmos e ampliarmos nossa participação nos espaços da sociedade que ainda não nos fazemos (bem) presentes. Uma data para dividirmos as conquistas que já tivemos na jornada enquanto nos certificamos que nossas irmãs também estão usufruindo delas, afinal, não é porque somos semelhantes que estejamos todas na mesma condição.

Ter um dia especial é um lembrete para assumirmos nossas identidades, gostos, atitudes, ideias! Para lembrarmos que somos as que vieram antes de nós e estamos preparando o terreno para as que estão chegando agora. Então, que esse solo seja fértil em gentileza, em equidade, em parceria, em respeito acima de tudo.

Criar espaços para que possamos vivenciar e refletir sobre nossos papéis no mundo é fundamental para o nosso fortalecimento. Movimentos como o Papo com Significado, a Roda de conversa 1%, o perfil sobre finanças @guriasdospilas, são alguns exemplos que divido por aqui. Movimentado por mulheres, empresárias ou não, que buscam se apropriar de assuntos dos mais diversos temas por meio do aprendizado compartilhado e das vivências.

A troca nesses ambientes fortalece nossa existência, por possibilitar a reflexão sob diversos pontos de vista, do encontro com experiências parecidas com as nossas e da aproximação com nossas semelhantes.

Quantas vezes em um momento de networking, você resolveu um problema que necessitava de solução urgente? Conhecer quem pode ajudar, dividir a solução de um problema já contornado, ou obter o telefone de um bom contato é valioso. Essa ajuda, intencional ou não, que vem quando a gente mais precisa é fortalecimento entre as mulheres!

Dessas oportunidades de encontro surgem amizades, referências, incentivos, oportunidades e inspiração. E pode acreditar irmã, você inspira alguém muito mais perto do que você imagina. Faça com que isso atinja mais e mais pessoas. Se mostre, começando hoje, nesse 8 de março.

✒️ Babih Teixeira – empresária, publicitária, escritora, mãe, mulher.

Parceria comercial

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo