Empoderamento financeiro: mulheres fazendo a diferença
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres investindo. Esse crescimento pode ser atribuído a várias iniciativas e movimentos que visam educar e empoderar mulheres financeiramente.
Além disso, a presença de influenciadoras digitais e especialistas em finanças que são mulheres tem ajudado a desmistificar o mercado financeiro e a encorajar mais mulheres a investir. Redes sociais e plataformas de conteúdo, como YouTube e Instagram, têm sido ferramentas poderosas para disseminar conhecimento e inspirar confiança.
Eis que surgem as Gurias dos Pilas, cinco mulheres com fome de conhecimento! Unidas com o objetivo de aprender sobre finanças e compartilhar esse conhecimento com o máximo de outras mulheres que assim desejam.
O grupo, composto por Gabriely Henn, Michele Hohgraefe, Carmela Krebs, Deise Metz Swarowsky e Julia Sizinando, criou seu próprio IG @guriasdospilas há pouco mais de um ano e, desde então, vem encorajando muitas mulheres a investirem seus pilas com inteligência.
Um grupo heterogêneo de gurias, com profissões distintas e um propósito em comum: inspirar umas às outras a tomar as rédeas de suas finanças. Um Insta sem viés, com conteúdo orgânico e feito de forma totalmente voluntária e com muita dedicação pelas gurias.
Lá, o assunto vai desde economias básicas que podemos fazer no dia a dia até investimentos em renda fixa, variável e exterior. Contempla desde a seguidora mais leiga, que busca apenas um incentivo a mais para poupar, até aquela expert que já manja do mercado financeiro.
O controle da sua própria vida financeira é a cereja do bolo quando o assunto é empoderamento feminino. Mas não vem de graça. É preciso dedicação e estudo para saber investir de forma consistente e sábia, pensando em curto, médio e longo prazo. E assim como grupos de mulheres se unem para discutir empreendedorismo, política e até futebol, o assunto Finanças também precisa estar presente nessas rodas de conversa.