Vírus causador de surto na China é encontrado em Santa Cruz
O governo de Santa Cruz do Sul confirmou ontem (16) os dois primeiros casos de metapneumovírus humano (HMPV) no município. Os pacientes, de 1 mês e de 8 meses de idade, são familiares, com um deles residente no exterior e de férias no Brasil. Os dois bebês apresentam quadro clínico estável e estão em isolamento, e um deles já recebeu alta hospitalar.
O vírus, que não é novo, ganhou fama mundial por estar causando um grande surto na China, país que, até o momento, é tido como a origem da covid-19.
Os diagnósticos foram realizados na rede privada, com exames analisados pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul. A Vigilância Epidemiológica adotou todas as medidas de controle e monitoramento necessárias, segundo a prefeitura.
Grupos mais suscetíveis
O HMPV, registrado no Brasil desde 2004, causa infecções respiratórias similares ao vírus sincicial respiratório (VSR), afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
A Secretaria de Saúde reforçou a tomada de medidas preventivas, como higienização das mãos, ambientes ventilados e isolamento em caso de sintomas.
Para dúvidas ou orientações, a população pode procurar a Vigilância Epidemiológica ou a UBS mais próxima.
Vigilância
Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano na China. Segundo a pasta, o vírus responde por uma série de infecções respiratórias identificadas no País, sobretudo entre crianças.
“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde, mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes”, informou o ministério.