Saga por segurança pública

Venâncio aumenta cobrança por mais investimento do Estado

Comitiva da Capital do Chimarrão marca reunião com secretário, mas é recebida por assessor

Redação

Publicado quinta-feira, 04/11/2021, às 08:30

Compartilhar

Uma comitiva composta por políticos de Venâncio Aires esteve em audiência nesta quarta-feira (3), na Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre. O Município continua em sua saga para convencer o governo estadual a investir mais na segurança dos venâncio-airenses, enquanto morador aparece morto a pauladas em via pública e assaltantes não precisam nem de veículo para assaltar posto de combustível, entram e saem a pé.

A comitiva de Venâncio Aires contou com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a vice Izaura Landim (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT). A principal proposta apresentada ao governo estadual foi transformar a Companhia da Brigada Militar em um Batalhão.

Hoje a 3ª Companhia de Venâncio faz parte do 23º Batalhão da Brigada Militar, com sede em Santa Cruz, que tem outras quatro Companhias e abrange 23 municípios do Vale do Rio Pardo. Pela proposta do governo da Capital do Chimarrão, o hipotético Batalhão a ser criado em Venâncio teria abrangência de oito cidades.

O que mudaria

De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Venâncio Aires, a mudança traria um alto comando para o Município, além de treinamentos e outros departamentos que só estas sedes regionais possuem. “Estima-se que só a transformação [em Batalhão] já garanta pelo menos mais uns 15 policiais”, afirmou a assessoria.

A comitiva subiu um pouco o tom das cobranças nesta visita, lembrando o baixo efetivo da Brigada em Venâncio em relação ao número de habitantes e a promessa jamais cumprida pelo governo estadual de que a cidade teria mais policiais e uma nova Delegacia de Polícia como contrapartida à instalação da penitenciária estadual (Peva) em solo venâncio-airense.

“Temos um presídio com mais de 600 presos e menos de 40% do efetivo que deveria ter na Brigada Militar em Venâncio. Nossa comunidade e a prefeitura fazem a sua parte, auxiliando financeiramente, por intermédio do Consepro, e se ressente ao vermos que Venâncio sequer foi contemplada com a última destinação de 221 viaturas realizada pelo governo do Estado à Brigada Militar”, reclamou o presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires, Dieter Knak, que acompanhou a comitiva.

Aparente desdém

A foto do encontro desta quarta-feira resume o aparente desdém do governo estadual para com as constantes demandas da prefeitura de Venâncio relacionadas a investimentos em segurança pública.

Na mesa de reuniões aparecem cinco pessoas representando a Capital do Chimarrão e apenas um representante do Estado, o assessor do secretário de Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

???? Gov. Venâncio Aires/divulgação

 

O governo de Venâncio Aires afirmou que havia uma agenda confirmada com o próprio Ranolfo, que está ocupando a cadeira de governador enquanto Eduardo Leite (PSDB) está na Europa. Ainda de acordo com a prefeitura, “uma emergência fez a comitiva ser atendida pelo seu assessor direto, Juarez Hampel”.

Nem mesmo o secretário-adjunto foi receber a comitiva da Capital do Chimarrão. O prefeito Jarbas da Rosa acabou falando com ele por telefone.

A emergência

O Portal Significa conferiu a agenda oficial do governador em exercício e não encontrou nenhum agendamento para a comitiva de Venâncio, mas havia de fato uma “emergência” exatamente no horário em que ocorreu a reunião. Às 11h desta quarta-feira, Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato a governador, participou e discursou na cerimônia de início das obras de reforma da “emergência” SUS do Hospital Dom João Becker, em Gravataí.

Afinidade política

O vice-governador se elegeu pelo PTB e virou tucano em 2021, por influência do governador Eduardo Leite. A gota d’água foi o ataque homofóbico de Roberto Jefferson, presidente do PTB, contra Leite. Jefferson – que está preso por outro motivo em Bangu 8, Rio de Janeiro – foi condenado, em primeira instância, a indenizar o governador gaúcho em R$ 300 mil.

Em relação a Venâncio Aires, a dupla Leite-Ranolfo tem mais afinidade política com a atual oposição de petebistas na Câmara de Vereadores. Em maio, os parlamentares Clécio Espíndola e Renato Gollmann, ambos do PTB, conseguiram o que a comitiva do prefeito Jarbas da Rosa não conseguiu: uma audiência com o vice-governador e secretário para tratar de segurança pública.

Um pouco antes, a Peva havia sido atacada por criminosos armados com fuzis e carro blindado. Um preso (ou mais) só não foi resgatado graças à bravura de agentes da Susepe e da Brigada, que resistiram à investida.

Breves paliativos

Os efeitos práticos daquela reunião foram modestos e efêmeros – uma viatura do Batalhão de Choque, que estava em Venâncio muito mais para proteger a Peva, deu algumas voltas pelo Município por uns dias e foi embora –, mas a foto com Ranolfo continua nas redes sociais.

Assim como continuam os assaltos na zona rural. Numa cidade em que um veículo não pode ficar alguns segundos com a chave na ignição que alguém já furta – isso ocorreu pelo menos duas vezes este ano –, a impressão que se tem é de que praticamente só há criminosos pelas ruas, apenas esperando um lapso de descuido.

Em Mato Leitão, onde os índices de criminalidade são dignos de Suécia e (até onde se sabe) não tem centenas de quilos de maconha enterrada na zona rural, o prefeito, que é do partido do governador e do vice, não precisou de muito esforço para conseguir viatura nova e ampliação da sede da Brigada Militar.

Promessas da SSP

Nas palavras do governo de Venâncio, o assessor de Ranolfo Vieira Júnior na Secretaria de Segurança Pública (SSP) destacou que “todas as demandas serão encaminhadas e avaliadas o mais rápido possível pela equipe técnica”. A resposta é praticamente igual à fornecida em maio aos petebistas que estiveram com Ranolfo.

Em contato telefônico com o prefeito Jarbas da Rosa, o secretário-adjunto da SSP, coronel Marcelo Frota, disse que encaminharia a demanda para o comando da Brigada Militar ainda nesta quarta.

Além disso, segundo a prefeitura, há expectativa de visita do vice-governador ao Município, nos próximos dias, para a entrega de um veículo para a Brigada (camionete Renault Duster) e outro para o Corpo de Bombeiros (furgão de resgate).

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo