Venâncio Aires tem caminho longo até liberar eventos sem passaporte de vacinação
O governo do Estado decidiu nesta quarta-feira (17) que municípios onde 90% ou mais da população adulta esteja totalmente imunizada contra o coronavírus não precisarão mais exigir comprovante de vacinação para entrada em eventos de risco alto de contágio, como feiras, jogos de futebol, casas noturnas, cinemas, teatros, shows e parques temáticos.
De acordo com dados fornecidos pelo Estado nesta quinta-feira (18), Venâncio Aires apresenta 78,1% de sua população adulta totalmente imunizada contra a covid. O índice parece próximo da meta imposta pelo governo gaúcho, no entanto, ele esconde o fato de que há várias semanas praticamente toda a população adulta da Capital do Chimarrão já poderia ter buscado a segunda dose de vacina, mas não o fez.
Nas últimas posições
Na microrregião de saúde da qual faz parte, composta por 13 municípios, Venâncio Aires é uma das mais atrasadas na vacinação completa da população adulta, ficando à frente apenas de Vale do Sol (76,4%), Sinimbu (70,7%) e Gramado Xavier (67,4%).
Também de acordo com os números do Estado, Venâncio Aires tem 92,2% de sua população adulta imunizada com a primeira dose ou dose única. Isso indica que o problema não está na aceitação da vacina em si, mas na busca pela segunda dose.
Nas primeiras posições
Nesta mesma microrregião, os municípios que poderão desobrigar o passaporte de vacinação para eventos de risco — se quiserem — são Mato Leitão, que tem 93,4% de sua população adulta totalmente imunizada; Pantano Grande (91,7%) e Vale Verde (90,2%).
De acordo com o governo do Estado, os municípios com mais de 90% da população adulta totalmente imunizada podem decidir se exigem comprovante de vacinação para eventos. Portanto, não é uma liberação automática.
Santa Cruz vem na quarta posição no ranking microrregional e está prestes a entrar no grupo dos 90% ou mais, já que apresenta 86,7% da população adulta totalmente imunizada contra o coronavírus.