Venâncio Aires reduz intervalo para terceira dose
A partir desta quarta-feira (17), Venâncio Aires passa a reduzir o intervalo entre a segunda dose da vacina contra o coronavírus e a dose de reforço, seguindo nova determinação do Ministério da Saúde. A dose extra continua disponível para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, no entanto diminuiu de seis para cinco meses de diferença entre as aplicações.
Também a partir desta quarta, todas as pessoas com 18 anos ou mais podem fazer a ‘dose dois’ em Venâncio Aires, desde que respeitado o intervalo mínimo previsto nas bulas das vacinas, conforme segue:
- Pfizer: 21 dias
- Astrazeneca/Fiocruz: 28 dias
- Coronavac/Butatan: 14 dias
A redução do intervalo segue determinação da Secretaria Estadual da Saúde, que enviou nota técnica aos municípios nesta terça-feira (16).
As doses de reforço na Capital do Chimarrão serão disponibilizadas nas unidades onde são aplicadas as doses um e dois.
Onde se vacinar
Nesta quarta-feira, as equipes de vacinação estarão no Pavilhão São Sebastião Mártir, das 8h às 16h. Também haverá vacinação das 17h às 19h na UBS do bairro Gressler.
Rejeição entre jovens
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), de cada dez moradores de Venâncio, oito tomaram a primeira dose e seis tomaram a segunda. Além disso, 3,5 mil moradores receberam a vacina de reforço.
Ainda de acordo com a SES, os grupos que menos quiseram se vacinar na Capital do Chimarrão são os mais jovens. Dos 12 aos 17 anos, apenas 78% tomaram a primeira dose, apesar de ela estar disponível há várias semanas. A adesão dos mais novos é bem inferior à dos idosos, cuja taxa de vacinação é superior a 98% para a ‘dose um’.