Venâncio Aires recebe Alerta para covid, assim como todo o RS
O governo do Estado, após reunião do gabinete de crise nesta terça-feira (25), emitiu Alertas para as 21 regiões de saúde do Sistema 3As de Monitoramento. Assim, a região de Santa Cruz do Sul, da qual faz parte Venâncio Aires, terá que apresentar um plano de ação.
A decisão do gabinete de crise foi tomada com base na piora dos indicadores, algo já visto também na semana passada. Os Alertas são consequência do aumento de casos de covid-19 e do aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nas regiões.
“Estamos em um nível de preocupação alto devido ao aumento de casos e de internações. Também estamos trabalhando para dar a cada uma das regiões esse devido entendimento, para que possam conscientizar a população e tenhamos a capacidade de reduzir a velocidade da transmissão e assim diminuirmos o número de casos”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), que liderou a reunião do gabinete.
Mortes
Nesta terça-feira, foram registrados no sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES) 19 mil novos casos de covid-19 e 50 óbitos pela doença. Um número tão elevado de óbitos registrado em um mesmo dia não era visto no Rio Grande do Sul desde 17 de novembro.
Apenas nos últimos sete dias, a média móvel de casos confirmados aumentou 67%. Com esse salto, a incidência semanal alcançou mil casos por 100 mil habitantes, o que representa 1% da população gaúcha com caso positivo registrado somente na última semana.
Mais pacientes
A taxa de ocupação das UTIs no Estado, por sua vez, está em 60,9%, um aumento de 13 pontos percentuais em 2022, considerando que a taxa era de 48% na virada do ano. Além disso, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 697 somente nesta semana, sendo 575 em leitos clínicos e 122 em UTI.
Reflexo inevitável
No Brasil, diversos Estados passam por um aumento recente em níveis até então não alcançados. Embora o reflexo sobre os óbitos seja proporcionalmente inferior a outros momentos da pandemia, houve elevação da taxa de mortalidade em todos os países onde a ômicron fez explodir o número de infectados.
???? Com informações do Gov. do Estado.