Contagiosa

Variante ômicron é confirmada em Venâncio Aires

A pessoa contaminada é uma profissional da área de saúde

Redação

Publicado sexta-feira, 07/01/2022, às 19:41

Compartilhar

Se alguém ainda tinha dúvida sobre qual variante do coronavírus está provocando a explosão de casos de covid em Venâncio Aires, nesta sexta-feira (7) veio a confirmação: é a variante ômicron, tida como a mais contagiosa das cepas do novo coronavírus até hoje descobertas. A pessoa contaminada é uma profissional da área de saúde.

A prefeitura enviou seis amostras para sequenciamento genético, e a única que foi analisada até o momento é ômicron. As demais ainda estão sendo analisadas.

Até esta tarde, o Rio Grande do Sul já teve a identificação de 255 casos confirmados ou sugestivos para a cepa ômicron em 34 municípios gaúchos ou em pessoas que vieram visitar o Rio Grande do Sul.

Mais 63

O governo de Venâncio Aires divulgou boletim no fim da tarde desta sexta, dando conta de 63 novos contaminados por coronavírus nas últimas 24 horas.

A semana fechou com 251 casos confirmados, contra apenas 15 há duas semanas. Nos últimos sete dias são 35 novos contágios diários, em média, na Capital do Chimarrão, o que significa o dobro da média geral da pandemia no Município.

A média móvel segue batendo sucessivos recordes e, nesta sexta-feira, está 17 vezes mais alta do que a média de 14 dias atrás.

Seis moradores de Venâncio estão hospitalizados no São Sebastião Mártir. Três deles estão na UTI e os outros três, em leitos de enfermaria.

O Portal Significa questionou o governo local sobre o esquema de vacinação de quem está hospitalizado com covid. As perguntas foram enviadas nesta quinta e repetidas nesta sexta-feira, mas a administração Jarbas da Rosa (PDT) preferiu não responder.

Testagem

Um posto de testagem para covid-19 “será implantado a partir da próxima segunda-feira” em Venâncio Aires, de acordo com a prefeitura, que não deixou claro se o local já funcionará nesta segunda.

Quando funcionar, o posto vai testar pessoas com sintomas respiratórios, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Mais de cinco mil testes foram comprados em caráter emergencial.

Os moradores que testarem positivo serão orientados e encaminhados para atendimento médico junto à UPA do bairro Cruzeiro, que fica do outro lado da cidade.

???? Gov. V. Aires

Decisão em fevereiro

Muitos venâncio-airenses têm usado as redes sociais para fazer uma relação entre a explosão de casos de covid e a possibilidade de contágio em eventos festivos. Uma das críticas na internet é de que o Carnaval estaria confirmado na Capital do Chimarrão.

De acordo com o Sandro Kroth, coordenador de Cultura do governo municipal, já está decidido que Venâncio Aires não terá Carnaval de rua em 2022. Segundo ele, está tudo resolvido entre as escolas de samba e a administração municipal. O formato do Carnaval de Venâncio Aires será divulgado apenas em fevereiro.

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo