UFRGS aciona polícia após aluno aparecer com suástica em formatura
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se manifestou nessa quarta-feira (19) sobre um episódio ocorrido antes da cerimônia de formatura dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, realizada na terça-feira (18), no Salão de Atos da instituição.
Segundo a universidade, um formando apareceu com uma suástica pintada no rosto. Ao tomar conhecimento, o vice-reitor e o coordenador de Segurança o advertiram e proibiram sua participação na colação de grau com o símbolo visível.
O estudante alegou se tratar de um símbolo hindu, mas foi informado que, caso não removesse a pintura, além de ser impedido de colar grau, seria encaminhado à Polícia Federal para averiguação.
O aluno apagou a suástica, mantendo outros símbolos no rosto, e participou da cerimônia. A UFRGS informou que registrará boletim de ocorrência na Polícia Federal e avaliará medidas administrativas. A instituição reafirmou seu compromisso contra manifestações de ódio e intolerância.
O nome e a idade do estudante não foram divulgados.
ℹ️ UFRGS.