Terceirização na Peva libera profissionais da saúde para a população
O governo de Venâncio Aires assinará na manhã desta quarta-feira (9) um contrato com a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Univates, de Lajeado.
A Fuvates ficará responsável pela gestão e operacionalização da equipe de atenção básica da saúde prisional na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
Com isso, os servidores da saúde diretamente vinculados à prefeitura de Venâncio Aires que atuam na penitenciária atualmente serão liberados para atendimento direto da população, segundo o secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana (PDT). Disponibilizar profissionais da saúde na Peva é uma obrigação do governo local.
A terceirização do atendimento na penitenciária custará R$ 64,5 mil por mês aos cofres públicos. De acordo com Quintana, o contrato estabelece até 150 horas mensais de atendimentos profissionais na unidade prisional de Venâncio Aires.
Serão serviços de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas e psicólogos.
“Com a terceirização da saúde prisional, que é uma obrigação nossa, liberamos profissionais e serviços para atendimento direto da nossa população. Além disso, é a primeira experiência, que pretendemos estender depois para novas unidades”, projetou Tiago Quintana.