Venâncio Aires

Sobem hospitalizações causadas por dengue e covid-19

Redação

Publicado sexta-feira, 20/05/2022, às 09:14

Compartilhar

As hospitalizações por dengue e covid tiveram nova elevação em Venâncio Aires, conforme boletins governamentais divulgados nesta quinta-feira (19).

O Hospital São Sebastião Mártir, que atende a microrregião, estava ontem com quatro pacientes na UTI, contaminados pelo coronavírus, e outros dois em leitos de enfermaria, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

Estes números não ocorriam desde 28 de agosto de 2021 e mostram uma mudança no perfil das internações: os pacientes em UTI voltaram a predominar sobre os que estão em leitos clínicos.

A prefeitura de Venâncio, única dentre os maiores municípios da região que não divulga boletins diários sobre os novos casos de covid, havia prometido boletins nas segundas e quintas-feiras, mas não enviou o relatório nesta quinta-feira (19).

Portanto, o Poder Executivo local ainda não confirmou o óbito por covid ocorrido na última segunda-feira (16) e já divulgado pelo governo do Estado.

Ontem, em um quadro de humor que o governo Jarbas da Rosa (PDT) pratica nas redes sociais da prefeitura cerca de uma vez por semana, um internauta perguntou por que não estavam sendo divulgados os casos de covid no Município. “Abafa”, foi a resposta.

Dengue

Já as hospitalizações por dengue passaram de uma (segunda-feira) para três (ontem), conforme boletins divulgados pela prefeitura de Venâncio Aires.

O ápice de internações hospitalares em função da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti ocorreu entre o final de abril e o início de maio, quando seis moradores estavam hospitalizados ao mesmo tempo no São Sebastião Mártir.

De acordo com estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde, a Capital do Chimarrão está entre os 20 municípios gaúchos com mais contaminações autóctones – quando a doença é transmitida dentro do próprio território – causando a dengue.


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo