Servidoras e funcionária de lotérica são condenadas por falsificação
A 2ª Vara Federal de Santa Maria condenou duas servidoras públicas municipais e uma correspondente bancária da Caixa por falsificação de documentos públicos para viabilizar empréstimos consignados com base em contracheques adulterados. A sentença foi publicada nessa terça-feira (9) pelo juiz Jorge Luiz Ledur Britto.
Entre 2010 e 2013, o esquema envolvia a alteração dos proventos em segundas vias dos contracheques de servidores da prefeitura, permitindo a liberação de valores superiores à margem consignada real. A funcionária da lotérica aceitava os documentos falsos e liberava os empréstimos, com parte dos valores desviada para as três envolvidas.
As fraudes vieram à tona após duas servidoras da prefeitura de Santa Maria relatarem ao banco estatal prejuízos. O valor obtido pelo trio com o esquema criminoso não foi divulgado pela Justiça Federal.
Uma das envolvidas já havia sido demitida da prefeitura, e a outra teve o contrato rescindido. Ambas foram condenadas a três anos e dez meses de reclusão, pena convertida em serviços comunitários e multa. A correspondente bancária foi sentenciada a um ano e oito meses, também com substituição da pena.
Cabe recurso da decisão.
ℹ️ Justiça Federal.