Secretários de Saúde dizem que não vão exigir receita médica para vacinar crianças
Após reunião entre os secretários estaduais de Saúde na manhã desta sexta-feira (24), o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde divulgou “carta de Natal às crianças do Brasil”. No texto, o grupo confirma que nenhum Estado exigirá prescrição médica para a vacinação de crianças contra a covid-19, seguindo exatamente o mesmo procedimento para qualquer outra vacina aprovada no Brasil até hoje.
Nesta quinta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o governo vacinaria as crianças apenas mediante prescrição médica e assinatura de um termo de consentimento pelos pais e responsáveis. A vacinação nesta faixa etária está prevista para começar somente depois de 5 de janeiro.
Consulta pública
Está aberta a consulta pública sobre vacinação contra covid em crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população”. A consulta foi publicada no site do ministério nesta quinta-feira (23) e ficará aberta até 2 de janeiro.