Secretário estadual pede desculpas por obra atrasada
📸 EGR/arquivo
Que o poder público tem grandes dificuldades em estabelecer prazos de execução de obras, não é novidade. O que não se vê todo dia é secretário de estado pedir desculpas por uma promessa que beirou a fake news, de tão distante da realidade.
A nova ponte da ERS-130, que liga Lajeado a Arroio do Meio, não será mais entregue neste ano, como inicialmente previsto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, durante visita ao canteiro de obras.
A presença do secretário não ocorreu sem antes haver uma grande pressão regional sobre a obra. Imprensa, empresários e até o Ministério Público (MP) há semanas cobravam respostas sobre o cronograma de construção da ponte, ao perceberem que o prazo estipulado era mentiroso. O MP chegou a instaurar um procedimento de investigação.
A conclusão, agora, está programada para 29 de março de 2025. Em entrevista à Rádio Independente, de Lajeado, Juvir pediu desculpas à população do Vale do Taquari pelo atraso. “Eu fiz questão de vir até aqui e pedir desculpas. Temos a responsabilidade de entregar essa importante obra até a nova data definida”, afirmou o secretário.
Falta de mão-de-obra
A obra, de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e realizada pela Engedal, enfrenta dificuldades com o número de trabalhadores. Atualmente, apenas 32 pessoas atuam no local, enquanto o ideal seria pelo menos 45.
Juvir também destacou que nenhum funcionário gaúcho está envolvido nos trabalhos. “É inadimissivel não ter ninguém do Estado e aqui da região atuando nesta importante obra”, criticou.