Santa Cruz do Sul anuncia que terá Carnaval em 2022
A programação, sem desfiles, será realizada no Ginásio Poliesportivo, seguindo as recomendações sanitárias contra o coronavírus
Santa Cruz do Sul terá Carnaval em 2022. A programação, sem desfiles, será realizada em ambiente controlado e seguindo todas as recomendações sanitárias, incluindo a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19. O evento foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (28), no Salão Nobre do Palacinho.
O Carnaval Santa Folia Jorge Alci dos Santos será realizado em 5 de março, a partir das 19h30, no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest. A programação envolverá a participação das cinco escolas de samba locais: Imperadores do Ritmo, Sociedade Cultural e Beneficente União, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz.
O modelo a ser adotado para as apresentações será o “Ala Show”, com exibições de 30 minutos para cada uma. As escolas de samba serão avaliadas nos quesitos bateria, harmonia, estandarte, mestre-sala e porta-bandeira, casal de passistas e baianas.
Os vencedores receberão o troféu Jorjão – Carnaval da Santinha 2022, homenagem ao carnavalesco Jorge Alci dos Santos. Falecido em 2020, ele foi presidente da Associação e presidente da Unidos de Santa Cruz. O anúncio dos vencedores e a premiação ocorrerão na mesma noite. A organização ainda deverá anunciar um show de encerramento para o evento.
Dinheiro repartido
Os ingressos para o Carnaval custarão R$ 10 (com a doação de 1 quilo de alimento) e R$ 15. As escolas ficarão com 50% do valor arrecadado pela bilheteria e os 50% restantes serão destinados à Associação, para o desenvolvimento de projetos ligados ao fortalecimento do Carnaval local e preparativos para a festa de 2023.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), manifestou apoio à retomada, com respeito aos protocolos sanitários, e promoção da tradição popular. “Quero fazer uma administração para todos, valorizando todas as culturas. A prefeitura estará ao lado de vocês neste momento, para que o resgate do Carnaval seja um momento de alegria”, discursou.
Cinco anos depois
O secretário de Cultura, Marcelo Corá, lembrou que o município não celebra o Carnaval desde 2016. Segundo ele, a edição de 2022 terá um formato diferente, ainda em virtude da pandemia.
Conforme Corá, o percentual de pessoas vacinadas contra a covid e a adoção dos protocolos de saúde relacionados à pandemia dão tranquilidade para a realização do evento. “Se tomamos essa atitude, é baseado nos dados e no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde”, afirmou, lembrando o que classificou como sucesso da realização da Oktoberfest em 2021.