Ruas de Venâncio voltarão a ser perfuradas em 2025
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Venâncio Aires serão retomadas em 2025, conforme anúncio feito nesta quarta-feira (15) pela prefeitura. E, com as obras, voltarão os buracos e interrupções parciais de ruas da Capital do Chimarrão.
O gestor de relações institucionais da Aegea Corsan, João Batista Corin, apresentou o calendário e o mapa das ruas que serão impactadas pela intervenção, de acordo com o governo municipal, que não detalhou o calendário nem o mapa de ruas.
“Temos que avançar no tratamento do esgoto, porque grande parte recai sobre o nosso Arroio Castelhano. Temos uma meta a alcançar até 2033, de que pelo menos 90% do esgoto do Município seja tratado”, afirmou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT).
Reparou?
A execução das obras estava paralisada desde 2020, após a suspensão dos trabalhos pela empresa terceirizada Encosan. Desde então, a prefeitura, segundo ela, intensificou a fiscalização dos supostos reparos nas vias afetadas.
Para a retomada dos buracos e trincheiras, prevista para o primeiro semestre de 2025, a Aegea garante que os procedimentos evoluíram e os transtornos serão menores para moradores e motoristas.
Coisas diferentes
“Os trabalhos de construção das redes de tratamento de esgoto seguem o Marco Regulatório de Saneamento Básico que estipula até o ano de 2033, que pelo menos 90% das residências estejam com o sistema“, escreveu a prefeitura.
Em Venâncio Aires, conforme dados da Aegea apresentados no encontro de hoje, 35% já foram executados – abaixo da média estadual de 2022, que era de 36%, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento.
No entanto, o Marco Regulatório não estipula que 90% das residências precisam estar apenas com o sistema. É preciso que 90% ou mais da população tenha coleta e tratamento do esgoto até 2033.
Na Capital do Chimarrão, desde os tempos da Corsan estatal a população paga 70% a mais na conta de água para ter o sistema instalado, mas ninguém sabe quantos por cento do esgoto está sendo realmente tratado no Município.