RS registra primeiros dois óbitos para a variante ômicron
O governo do Rio Grande do Sul anunciou no início da noite desta segunda-feira (17) os primeiros óbitos por covid-19 com resultados indicativos para a variante ômicron do coronavírus. As vítimas residiam nas cidades de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos), município do Vale do Taquari.
Os dois casos transcorreram rapidamente para óbito. Os pacientes tiveram início de sintomas dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com as mortes ocorrendo nos dias 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a covid-19. Os exames que identificaram a variante nestes idosos foram realizados no Laboratório Central do Estado.
Ao comunicar as mortes pela ômicron, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alertou para a importância de serem mantidas e reforçadas as medidas de prevenção: completar o esquema vacinal e as doses de reforço, usar máscara e evitar aglomerações.
O Rio Grande do Sul já identificou 264 casos confirmados (por sequenciamento completo ou parcial) ou sugestivos para a variante ômicron, distribuídos em 46 cidades. A SES explicou que faz análises por amostragem para identificar a linhagem do vírus, por ser inviável examinar todas as amostras, devido à complexidade do procedimento.
???? Com informações do Gov. do RS.