Pandemia

Quatro meses depois, RS volta a ter Alerta para uma região de saúde

Além do Alerta para Pelotas, região de Cachoeira do Sul apresentou crescimento no número de internados com coronavírus em UTI e recebeu o segundo Aviso consecutivo

Assessoria de Imprensa

Publicado quinta-feira, 11/11/2021, às 08:47

Compartilhar

O governo do Estado divulgou ontem (10) a emissão de um Alerta para a região de Pelotas, em meio a um quadro preocupante de novos casos e hospitalizações por covid. Além disso, a região de Cachoeira do Sul recebeu o segundo Aviso consecutivo  por parte do Grupo de Trabalho (GT) Saúde. As outras 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas.

Desde julho uma região de saúde não recebia Alerta. Nesta situação, o grupo de municípios da região de Pelotas tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser tomado.

O Alerta, uma das etapas do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul, é emitido pelo Gabinete de Crise após deliberação do grupo, provocada por sinalização do GT Saúde, que monitora constantemente os dados da pandemia.

Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, o plano é imediatamente aplicado e a região segue monitorada. Se o Gabinete de Crise considerar inadequada a resposta, o governo poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região.

Escalada de internações

Pelotas, na macrorregião Sul, ao longo da última semana apresentou um aumento de 25,7% no total de pacientes de Covid-19 internados em UTI, uma variação de nove pacientes. Assim, há 44 internados, o que representa uma taxa de ocupação de 82,6%.

O número de internados em leitos clínicos cresceu 5,1% na última semana, subindo para 82, semelhante ao patamar observado em janeiro deste ano. Também desperta preocupação o indicador de casos confirmados na semana para cada 100 mil habitantes, estando a região na primeira colocação com 131,5, número 117,8% maior que a média estadual.

Baixa procura

Apesar da piora dos indicadores, o que chamou atenção do GT Saúde com relação à região de Pelotas foi a baixa procura pela dose de reforço da vacina contra a covid-19 entre os idosos com 70 anos ou mais. Ela está em último lugar no ranking entre as regiões, com 25,7% de vacinados com a dose de reforço, frente à média estadual de 45,1%.

Sendo assim, o GT sugeriu que o plano de Ação a ser elaborado na região procure estimular a cobertura vacinal, especialmente da terceira dose. Quanto à vacinação geral, a região atingiu o percentual de 60,3% de imunizados, apresentando a sétima menor proporção da população com esquema vacinal completo no Estado entre as 21 regiões covid-19.

Jovens sem segunda dose

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou, na terça-feira (9), que cerca da metade dos adultos jovens (entre 18 e 29 anos) que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus não retornou para a segunda dose, tão importante para a imunização coletiva quanto a primeira aplicação.

Nessa faixa etária, a cobertura está menor que 60%, considerada baixíssima pela SES. Mais de 670 mil adultos jovens não completaram a imunização. Quase 230 mil gaúchos nesta faixa etária não receberam sequer a primeira injeção.

“Esse atraso na busca pela segunda dose nos preocupa demais. É preciso que os municípios utilizem a lista nominal que atualizamos diariamente e façam buscas ativas, usem as rádios locais para chamar as pessoas, estendam os horários dos postos de saúde e vacinem inclusive aos finais de semana, se possível. A superação da pandemia passa por uma cobertura vacinal potente e precisamos que as pessoas compreendam e colaborem, para o bem comum”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A região covid-19 de Cachoeira do Sul, localizada na Macrorregião Vales, apresentou crescimento de 42,9% no número de internados com coronavírus em UTI, levando a região a atingir 125% de taxa de ocupação, conforme os técnicos do GT Saúde. Por essa razão, recebeu um Aviso, o primeiro passo do Sistema 3As.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo