Primeiros brasileiros deportados por Trump são tratados como prisioneiros
Um avião norte-americano que transportava os primeiros imigrantes ilegais deportados pela nova era de Donald Trump ao Brasil teve seu voo para Belo Horizonte cancelado após problemas técnicos em Manaus, informou o delegado da Polícia Federal Sávio Pinzon à Rede Amazônica, neste sábado (25).
A aeronave, com 158 passageiros a bordo, saiu dos Estados Unidos no início da tarde dessa sexta-feira (24) e tinha Belo Horizonte como destino final, mas precisou pousar e permanecer na capital amazonense para manutenção. O problema pelo qual passou o avião não foi informado.
Segundo o Itamaraty, 88 dos ocupantes são brasileiros, sem informar a nacionalidade dos demais. Após o pouso, passageiros reclamaram do calor no interior da aeronave, o que gerou discussões com a tripulação. Uma mulher passou mal, e, sem escada para desembarque, foi acionada a rampa inflável, que agora está em manutenção.
Os passageiros estão em uma área isolada do aeroporto, acompanhados por equipes da Polícia Federal, e não podem sair desta área. A Polícia Federal não deu detalhes sobre a situação de cada deportado, como a ficha criminal deles no Brasil ou no exterior. De acordo com a política de imigração brasileira, quando estas pessoas chegarem em Belo Horizonte, estarão livres.
Horas de espera
A previsão é que um novo avião chegue hoje para buscar o grupo e seguir para Minas Gerais, à tarde. Vídeos obtidos pelo site G1 mostram equipes de resgate e policiais atuando no local.
Este é o primeiro voo com deportados desde a posse do novo presidente dos Estados Unidos, embora alguns casos de detenção possam ter ocorrido durante a gestão de Joe Biden. A aeronave será submetida a vistoria completa antes de ser liberada para voo novamente.