Baixa produtividade

Prefeitura rescinde com empresa que separa o lixo

Redação

Publicado sexta-feira, 02/02/2024, às 17:48

Compartilhar

📸 Gov. Venâncio Aires

A prefeitura de Venâncio Aires decidiu rescindir o contrato com a CRC Cooperativa de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo, responsável pela gestão da Usina de Triagem na cidade. Baixa produtividade e questões de segurança foram os principais motivos. A cooperativa deve encerrar suas atividades na próxima terça-feira (6). A rescisão ocorreu de forma amigável.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen (MDB), explicou que problemas como baixa produtividade na triagem e questões de segurança no trabalho levaram à rescisão, sem entrar em detalhes.

O contrato estipulava uma produção mínima de 10% dos resíduos recebidos por mês, mas em 2023, a média foi de apenas 6,07%. O lixo da Capital do Chimarrão já é parcialmente separado por catadores informais nos próprios minicontêineres, equipamentos quase sempre transbordando de resíduos.

Para substituir a cooperativa, será feita uma contratação emergencial de até seis meses, enquanto a prefeitura inicia um processo de licitação para contratar uma nova empresa. O objetivo é garantir a continuidade das atividades e oferecer oportunidades aos trabalhadores interessados em permanecer no serviço.

ℹ️ Gov. Venâncio Aires.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo