Prefeitura quer transformar piscina com potencial de dengue em local de saúde
📸 Gov. Venâncio Aires/arquivo
A prefeitura de Venâncio Aires contratou serviços para o conserto, manutenção e limpeza da piscina localizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centro, na avenida Ruperti Filho, nº 789 (foto). A estrutura mede 6,5 metros por 9,5 metros.
A medida foi realizada por meio de dispensa de licitação, totalizando R$ 2.550 para o conserto do motor da piscina, troca de areia, além dos produtos e utensílios necessários, e R$ 800 mensais para manutenção contínua.
Em documento oficial, a administração municipal justificou a urgência da intervenção citando riscos sanitários. “Nas atuais condições, a piscina apresenta um grave risco sanitário, propensa ao desenvolvimento de vetores de doenças virais como dengue, zika, febre amarela e chikungunya”, afirma o texto.
Além de eliminar o risco à saúde pública, a iniciativa viabilizará o uso da piscina em um projeto intersetorial entre os Cras Centro, Cras Battisti e o Centro Dia. As atividades, voltadas a famílias atendidas por esses serviços, incluirão exercícios físicos aquáticos, especialmente adaptados para idosos e pessoas com condições físicas fragilizadas.
Segundo a prefeitura, o objetivo do projeto é promover saúde, bem-estar e fortalecer o convívio familiar e comunitário por meio de atividades de baixo impacto físico, ideais para pessoas com limitações.