Prefeitura abre cotação emergencial para serviços de limpeza e roçada
📸 Richard Dettenborn/Significa/arquivo
O governo municipal de Venâncio Aires publicou a abertura de um perÃodo de cotação de preços, sem licitação, para a contratação emergencial de serviços de roçadas e varrição urbana. O prazo para envio de cotações termina nesta quinta-feira (23).
A medida será adotada enquanto a prefeitura finaliza um processo licitatório milionário, destinado à contratação de serviços semelhantes.
Serviços de roçada
O primeiro processo emergencial prevê a contratação de uma empresa para a execução de roçadas em diferentes áreas do MunicÃpio. Os serviços abrangem áreas verdes, recreativas, institucionais, públicas, passeios, praças e terrenos baldios particulares cujo prazo de limpeza pelos proprietários, notificados pela Secretaria de Meio Ambiente, não foi cumprido.
Ao todo, estão previstos serviços de roçada em 70.000 metros quadrados de áreas públicas e 10.000 metros quadrados de áreas privadas.
A justificativa apresentada pelo governo municipal destaca a elevada demanda por limpeza urbana em Venâncio Aires, que não tem sido atendida devido à “insuficiência de servidores”, segundo consta no documento público.
A administração, conforme a justificativa e ao contrário do que se vê na cidade, considera os serviços essenciais para a qualidade de vida da população, apontando benefÃcios ambientais e de saúde pública.
Serviços de varrição urbana
O segundo processo emergencial visa à contratação de uma empresa para a realização de varrição urbana, com previsão de limpeza em 40.000 metros lineares de ruas, calçadas e sarjetas.
Assim como na contratação de roçadas, a justificativa do governo municipal enfatiza a necessidade de atender à alta demanda por serviços de limpeza urbana, garantindo maior agilidade e eficiência.
Os contratos emergenciais serão válidos até que a licitação regular seja concluÃda. Como o processo de dispensa de licitação não foi concluÃdo ainda, não se sabe o custo desse serviço para os cofres públicos.