Agrotóxicos

PF investiga quadrilha que atua no Vale do Rio Pardo

Redação

Publicado quinta-feira, 20/06/2024, às 09:33

Compartilhar

📷 PF/divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na manhã desta quarta-feira (19) em Chapecó (SC), cumprindo dois mandados de busca e apreensão para reprimir o contrabando de agrotóxicos provenientes da Argentina.

Os produtos ilegais abasteciam a região do Vale do Rio Pardo, mas a PF não informou em quais cidades e o tipo de produção agrícola que recebe este contrabando.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

A operação foi ordenada pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo/RS e faz parte de uma investigação iniciada em novembro de 2022, após a prisão em flagrante de um indivíduo em Barão do Cotegipe (RS), transportando 195 galões de agrotóxicos ilegais avaliados em R$ 235 mil.

A Polícia Federal identificou um empresário de Chapecó como o principal contrabandista, responsável pela importação e transporte dos agrotóxicos da Argentina para o Brasil. O investigado teria contratado motoristas brasileiros para transportar a carga da fronteira até compradores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nesta fase, a Polícia Federal busca coletar provas contra os principais investigados para reprimir o comércio ilegal de agrotóxicos, em crimes que afetam a economia brasileira (concorrência desleal, sonegação fiscal) e a saúde pública, já que estes químicos não passam pela regulação nacional.

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo