O 11 de maio passou, mas a discussão sobre o feriado continua
O aniversário de Venâncio Aires, 11 de maio, mais uma vez, passou sem feriado, como vem sendo desde 2013, quando os vereadores da época aprovaram a mudança da folga municipal para o dia de São Cristóvão, em 25 de julho.
Na atual composição da Câmara de Venâncio Aires, o vereador Benildo Soares (Republicanos) lidera o movimento para que o feriado volte a ser comemorado no 11 de maio, mas a data de votação vem se arrastando, pelo menos, desde outubro do ano passado. A nova promessa é de que o tema seja apreciado na próxima sessão, na segunda-feira (15).
Três pesquisas promovidas pela Câmara de Vereadores teriam apontado que 96% dos votantes querem a volta do feriado para o 11 de maio.
A votação do projeto na Câmara deveria ter ocorrido na última segunda-feira (8), mas a decisão foi adiada em pelo menos uma semana, segundo o vereador Eligio Weschenfelder (PSB), por uma articulação política na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para evitar constrangimentos para o deputado estadual Airton Artus (PDT), que ocupou a tribuna da Câmara na última segunda para falar sobre outros temas. Ainda de acordo com Eligio, foi Airton quem propôs a mudança do feriado em 2013, quando era prefeito.
Nova data
“Mas ele [projeto de alteração da data do feriado] vai passar agora na próxima segunda na CCJ, não tem porque segurar, ele é constitucional, ele é legal”, projetou Eligio. O próximo passo é votar em plenário ainda na segunda-feira.
“Segundo o Soares, tem voto suficiente para passar. Inclusive a própria oposição está fechada, vai votar favorável. Claro que se está esperando um veto do prefeito. Vamos ver se vai ter articulação suficiente para derrubar o veto na Câmara”, afirmou Eligio, sobre o que seriam as etapas futuras.
Se aprovado após todos os trâmites do Legislativo e do Executivo, o feriado municipal de 11 de maio do ano que vem será em um sábado, véspera do Dia das Mães.
O vereador Benildo Soares foi contatado por nossa reportagem, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
Para saber mais:
Presidente da Câmara diz que maioria quer a volta do feriado para 11 de maio
Vereador acredita que votação sobre feriado deve ser apertada