Chance de La Niña

Núcleo de estudos do clima da Univates projeta o inverno

Redação

Publicado segunda-feira, 24/06/2024, às 19:50

Compartilhar

O inverno começou oficialmente às 17h50 de quinta-feira (20), no Hemisfério Sul. O boletim da estação do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates destacou nesta segunda-feira (24) alguns prognósticos para a estação na região.

Para o Vale do Taquari, julho deve registrar as menores temperaturas médias, com chuvas mais irregulares em julho e agosto.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

Tendências

A região está sob neutralidade climática, sem influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. No entanto, há 65% de chance do fenômeno La Niña retornar entre julho e setembro, com efeitos mais perceptíveis no início da primavera.

Eventos de frio intenso continuarão, mas serão menos frequentes e duradouros. Ondas de frio e geadas são esperadas especialmente em junho e julho.

No final da estação, são esperados dias com grande amplitude térmica e possíveis ondas de calor em setembro. Geadas tardias podem ocorrer em agosto e setembro.

Chuva acima da média

Precipitações devem ficar acima da média climatológica trimestral de 461 milímetros. Há chances de chuvas volumosas e eventos extremos de precipitação até o final da estação, com maior risco de temporais, granizo e vendavais em agosto e setembro.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo