Nova variante de “preocupação mundial” faz Europa se fechar e bolsas despencarem
Uma nova variante do coronavírus, chamada omicron e descoberta na África do Sul, provocou alerta mundial nesta sexta-feira (26), derrubando bolsas de valores pelo mundo e fazendo com que a Europa fechasse suas fronteiras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a nova variante como sendo de “preocupação internacional”.
De acordo com os cientistas, a nova variante possui dezenas de mutações incomuns, causando preocupação sobre o impacto que ela poderia ter sobre a eficácia das vacinas disponíveis atualmente. Especialistas europeus classificaram a omicron como a variante mais preocupante já vista em termos de mutações, pois há alteração na “coroa” ou espigões do vírus.
David Nabarro, enviado especial da OMS para o combate ao coronavírus, disse fazer sentido a preocupação sobre a nova variante. “Vou te dizer o porquê: o vírus parece ter uma capacidade maior de escapar das defesas que todos nós construímos como resultado das vacinas que recebemos desde o início deste ano”, afirmou em entrevista à emissora estatal BBC, do Reino Unido.
???? Países se fecham
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recomendou nesta sexta a suspensão de todos os voos para países afetados da África e citou um “freio de emergência” a ser implementado na União Europeia. França, Itália e Alemanha já anunciaram restrições para viagens.
✈️ Recomendações no Brasil
No Brasil, a Anvisa publicou uma nota técnica, nesta sexta, recomendando que o governo adote medidas de restrição para viajantes e voos vindos de seis países da África em razão da identificação da nova variante no continente, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descartou a implantação de barreiras sanitárias. “Tem que aprender a conviver com o vírus”, disse ele.
O Ministério da Saúde, em nota técnica distribuída a estados e municípios, recomendou que se aumente a testagem e o rastreamento de pessoas com contato com áreas de risco e se notifique imediatamente casos suspeitos. O Ministério recomenda, ainda, o cancelamento de viagens não essenciais, em especial para áreas de alta incidência da nova variante.
???? Bolsas despencam
As Bolsas de Valores de todo o mundo registram perdas nesta sexta, diante do temor pela descoberta da nova variante. No Brasil, a Bolsa abriu estável, mas às 16h caía 3,42%, seguindo a tendência do mercado global. Nos principais países europeus, a queda foi de 3,72% em média. Nos Estados Unidos, os índices abriram em forte queda após o feriado de Ação de Graças.
???? Teoria vai se confirmando
O surgimento de uma nova variante de preocupação mundial no continente africano vai confirmando duas teses de cientistas de todo o planeta. A primeira é de que uma nova variante surgiria em países cujas taxas de vacinação fossem baixas. E a segunda era de que países ricos, que têm imunizantes de sobra, sofreriam as consequências de não distribuir vacinas para nações pobres.