Notícias curtas: um mês sem dados, tragédia em Nova Iorque e mais
O apagão de dados sobre a covid-19 no Brasil completa um mês neste domingo (9). O governo do Estado afirmou que desconhece o número real de casos e vacinados. Há 30 dias o número de vacinados em solo gaúcho é sempre o mesmo. O suposto ataque hacker ao Ministério da Saúde não foi resolvido pelo governo federal e coloca os estados em voo quase cego para enfrentar a ômicron.
???? Testagem
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (8) distribuição de 28,2 milhões de testes rápidos de antígeno para covid-19 ainda em janeiro. Os estados e municípios vão receber, nas próximas duas semanas, 13 milhões de kits. Para cumprir a promessa, o Ministério terá que distribuir os outros 15 milhões na última semana de janeiro.
⚫ 10 vítimas
O número de mortos após a queda de um paredão de rochas de um cânion de Capitólio (MG) subiu para dez. Em coletiva na tarde deste domingo, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil confirmaram que foram resgatados corpos e “fragmentos corpóreos” das vítimas. Neste sábado os bombeiros informaram que os mortos estavam na mesma embarcação, chamada “Jesus”.
⚫ Tragédia em Nova Iorque
Um incêndio no fim da manhã deste domingo, em um prédio residencial no distrito do Bronx, em Nova Iorque (EUA), deixou ao menos 19 pessoas mortas — nove crianças —, segundo informou o prefeito Eric Adams em entrevista à TV CNN.
Outras 63 pessoas ficaram feridas e várias delas foram encaminhadas a hospitais da região em estado grave, em um dos maiores incêndios da história recente da metrópole norte-americana. Ainda não se sabe a causa do fogo.