Notícias curtas: taxa do lixo sobe 23%, contágios perto do recorde e mais

Redação

Publicado terça-feira, 18/01/2022, às 09:40

Compartilhar

Cálculos apresentados por um leitor do Portal Significa mostram que a taxa de coleta de lixo de Venâncio Aires subiu 23% em um ano, o que representa mais do que o dobro da inflação oficial do período. No caso deste contribuinte, que preferiu não ter o nome mencionado, a soma do IPTU e da taxa de coleta de lixo terão alta de 16% de 2021 para 2022, mesmo pagando à vista.

O leitor lembrou que ouviu o novo secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen (MDB), dizer em programa de rádio que a prefeitura iria economizar cerca de R$ 800 mil com o novo sistema de coleta de lixo e não entendeu como um serviço que vai ter menos custo pode ter reajuste de 23% em um ano.

 

???? Está no código

O governo de Venâncio Aires confirmou que a taxa de coleta de lixo de 2022 sofreu correção de 23,13%, de acordo com o IGP-M. Conforme a prefeitura, este índice está previsto no código tributário municipal desde 2013 e não sofreu alterações recentes, como foi o caso do IPTU.

 

???? Pode ser mais

Para alguns contribuintes, a elevação pode ter sido até maior do que 23,13%. É o caso dos imóveis que passaram a ter melhoria nos serviços de coleta de lixo, contando com mais vezes de recolhimento por semana ou os que passaram a ter um contêiner na sua rua. De acordo com a prefeitura, as faixas de valor são diferenciadas pelo número de coletas semanais e se a área tem ou não contêiner de recolhimento.

 

???? Mais de 200

Venâncio Aires contabilizou nesta segunda-feira (17) mais 208 casos de covid. A média móvel está em 109 testes positivos por dia nos últimos 7 dias, número mais alto desde 8 de março de 2021 e perto do recorde do Município, que é de 120, em média. De acordo com o boletim da prefeitura, seis moradores estavam hospitalizados com a doença ontem, dois deles na UTI.

 

???? 8 a cada 10

Nesta segunda-feira, o governo do Estado voltou a atualizar os dados de vacinação dos gaúchos, após quase 40 dias de apagão. Venâncio Aires, neste período, passou a marca de 80% de toda a população vacinada com a primeira dose e quebrou a marca de 70% da população com a segunda dose.

 

???? 1.353 ativos

Lajeado, que tem cerca de 14 mil habitantes a mais do que Venâncio Aires, está com 1.353 moradores com covid ativa – a Capital do Chimarrão está com 574. De acordo com dados de transparência do Hospital Bruno Born, nove moradores estão hospitalizados, dois deles na UTI.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo