Notícias curtas: sem split no calor histórico, chuva não para e mais

Redação

Publicado terça-feira, 11/01/2022, às 20:07

Compartilhar

A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, foi atingida por uma grande queda de energia nesta terça-feira (11), o que deixou milhares de casas e estabelecimentos sem eletricidade. A região sofre com uma onda de calor com temperaturas acima de 40°C, que deve continuar ao longo da semana. Mais de 700 mil pessoas foram afetadas pelo apagão.

No início da noite desta terça, a meteorologista Estael Sias, diretora da empresa Metsul, chamou a atenção para o quanto essa semana é histórica em relação ao clima no sul do continente. “Buenos Aires tem dados desde 1905. São 117 anos de observações. Das cinco maiores temperaturas da cidade, duas devem ser desta semana”, escreveu.

 

⛈️ Chuva não para

As chuvas torrenciais que castigaram os estados da Bahia e de Minas Gerais agora começam a provocar estragos no Rio de Janeiro. Por lá são cerca de 2.000 pessoas desalojadas, e todas as regiões do estado registram inundações, deslizamentos, alagamentos ou queda de árvores. Em Minas, são pelo menos 19 mortes em consequência do clima severo. O próximo estado com previsão de chuvas fortes é São Paulo.

 

???? Parte 2

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou nesta terça requerimento para formar nova CPI da Covid-19. O foco da nova comissão parlamentar de inquérito, segundo o senador, seria o enfrentamento da pandemia pelo governo federal a partir de novembro de 2021. A ideia é investigar pontos como vacinação infantil, ataque a servidores da Anvisa, apagão de dados do Ministério da Saúde, entre outros pontos.

 

⛽ Vilões da inflação

A pandemia, a elevação do preço global dos bens primários e a crise hídrica foram responsáveis pela inflação estourar o teto da meta, justificou nesta terça-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Por determinação legal, ele enviou uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao Conselho Monetário Nacional, justificando a inflação oficial de 10,06% em 2021.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo