Notícias curtas: PEC passa em primeira votação, covid ressurge na Europa e mais

Redação

Publicado quinta-feira, 04/11/2021, às 21:34

Compartilhar

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite ao governo federal dar um calote em dívidas judiciais no ano que vem para pagar o Auxílio Brasil fez estragos na política e na economia nesta quinta-feira (4). O mercado financeiro viu a manobra do governo Bolsonaro (sem partido) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), como um calote nas pessoas que têm valores a receber da União via judicial.

No campo político, o candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), disse que estava suspendendo sua pré-candidatura pelo partido, porque vários de seus colegas de sigla votaram a favor da PEC do Calote, para sua surpresa. O presidente estadual do PDT, deputado federal Pompeu de Mattos, disse que o partido pode reparar este “equívoco” no segundo turno de votação.

 

???? Europa em alerta

Infecções pelo coronavírus estão atingindo níveis recordes em muitos países da Europa. A Organização Mundial da Saúde pediu atenção aos governos e descreveu a nova onda como de “preocupação grave”. O número de casos, em especial no Leste Europeu, provocou a retomada das discussões sobre restrição da circulação e como convencer mais pessoas a se vacinar.

A Europa somou quase 1,8 milhão de casos novos na semana passada, um aumento de 6% na comparação com a semana anterior. O número de mortes subiu 12% no mesmo período. O debate chega no momento em que alguns países da Ásia, com exceção da China, reativam seus setores turísticos.

 

???? Nas mãos de Barroso

Três partidos ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a portaria do Ministério do Trabalho que proíbe empresas de demitir empregados que não se vacinarem contra a covid. Por sorteio, o relator do processo é o ministro Roberto Barroso. Antes de tomar sua decisão liminar, o magistrado deu prazo de cinco dias úteis para que o ministro do Trabalho, Onix Lorenzoni (DEM) se manifeste.

 

???? Trotes

Os ministros do STF decidiram, por unanimidade, nesta quinta-feira, que a lei do Paraná responsável pela proibição de trotes telefônicos direcionados a serviços de emergência é constitucional. A legislação em vigor também exige que as empresas de telefonia compartilhem os dados dos autores das ligações falsas e impõe multa a estes infratores.

 

???? Bolsonaro depõe à PF

A Polícia Federal (PF) tomou nesta quarta-feira (3) o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura uma suposta tentativa de interferir politicamente na corporação para blindar familiares e aliados de investigação. Em depoimento, Bolsonaro disse que não interferiu na PF e que trocou o então diretor-geral, Maurício Valeixo, no ano passado, por “falta de interlocução”.

???? Com informações da Agência Brasil.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo