Notícias curtas: o julgamento do século, gabarito do Enem e mais
Começou nesta quarta-feira (1º) aquele que é tido como o maior julgamento da história do Rio Grande do Sul. Quatro homens estão no banco dos réus pelo crime de homicídio no caso do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria (RS). Cerca de nove anos após a tragédia, o julgamento é realizado pelo Tribunal do Júri de Porto Alegre e deve durar cerca de 15 dias.
O caso ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013, quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira disparou um artefato pirotécnico, atingindo a cobertura interna da boate e deflagrando o incêndio. A maioria das vítimas (242 pessoas morreram e 636 ficaram feridas) era jovem e morreu após inalar fumaça tóxica e não conseguir deixar a boate por sua única porta de emergência.
???? Resultados do Enem
O Inep publicou na tarde desta quarta-feira o gabarito oficial dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas, tanto da aplicação física quanto da digital, incluem os cadernos amarelo, cinza, azul, rosa, laranja e verde. Os gabaritos podem ser conferidos clicando aqui.
???? Ômicron
A Anvisa informou nesta quarta-feira que solicitou às desenvolvedoras de vacinas contra a covid-19 autorizadas no Brasil informações sobre estudos em andamento relacionados à nova variante ômicron. O pedido foi encaminhado à Pfizer, ao Instituto Butantan, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e à Janssen.
A agência alertou que o momento é de cautela e que a melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada, ou receber o reforço do imunizante, além de manter medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social. “As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte.”
???? Festa cancelada
Cautela também foi a palavra de ordem na prefeitura de Porto Alegre, que cancelou a festa de réveillon que estava marcada para a orla do Guaíba. Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), a decisão ocorre em razão do cenário incerto após o surgimento da nova variante do coronavírus.