Notícias curtas: decreto do carro limpo, nove meses de covid em um e mais
O governo de Venâncio Aires alterou, nesta quarta-feira (26), trecho do decreto de racionamento de água. Empresas do setor de limpeza e higienização de “veículos, tapetes e afins” estão autorizadas a utilizar recursos hídricos. A flexibilização não se estende a postos de combustíveis. Agora pode até faltar água em alguns bairros ou lavouras, mas os carros de Venâncio Aires estarão limpos.
A nova medida vem depois da homologação da situação de emergência pelos governos estadual e federal, possibilitando captação de recursos a juros baixos, a fundo perdido e prolongamento de dívidas, entre outras várias vantagens. Venâncio foi uma das primeiras cidades a ter homologação da União por conta da estiagem.
A decisão foi tomada, segundo o governo municipal, devido à “previsão de chuva” e pela situação econômica das empresas de higienização. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, porém, é preciso chuva constante e de vários dias consecutivos para amenizar a seca, o que não está no horizonte neste momento.
????️ Previsão do tempo
Para esta quinta-feira (27), a previsão é de chuva em Venâncio Aires e cidades vizinhas, com tempestades esparsas até o fim da madrugada. Depois vêm algumas horas de chuva e o céu deve começar a limpar no fim da tarde. A temperatura vai variar entre 20°C e 25°C, com mínima às 23h e máxima por volta das 2h – tendência de declínio ao longa de toda a quinta-feira.
???? Nove meses em um
Venâncio Aires registrou 251 casos positivos de coronavírus nesta quarta-feira. O Município tem 1.374 casos ativos (nas contas da prefeitura), 2 internados na UTI do Hospital São Sebastião Mártir e 10 em leitos comuns. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a Capital do Chimarrão contabilizou 3.060 casos de covid em nove meses. Em 26 dias de janeiro, já são 2.651.
???? Mais casos
Santa Cruz do Sul somou, nesta quarta-feira, 679 novos casos de covid. São cerca de 3,5 mil casos ativos ou suspeitos no momento, conforme a prefeitura. O município também registrou mais dois óbitos em decorrência do vírus, moradores de 86 e 87 anos. Já Lajeado registrou 329 novos casos de coronavírus nesta quarta e tem 2.398 ativos.