Calor e umidade

Nasa calcula que Brasil vai ter áreas inabitáveis em 2075

Redação

Publicado segunda-feira, 22/07/2024, às 19:55

Compartilhar

Um estudo da Nasa divulgado hoje (22) aponta que o calor extremo, combinado com alta umidade, pode tornar regiões do planeta inabitáveis em no máximo 50 anos, incluindo áreas do Brasil.

A emissão descontrolada de gases do efeito estufa está acelerando as mudanças climáticas, causando ondas de calor frequentes e invernos mais curtos e menos intensos.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

O estudo, conduzido por Colin Raymond, destaca que o aumento da temperatura e umidade impede a evaporação do suor, dificultando o resfriamento do corpo e podendo ser fatal neste novo ambiente hostil das próximas décadas.

Morte em seis horas

Temperaturas acima de 37ºC com umidade superior a 70% podem levar à morte em até seis horas de exposição, devido à incapacidade do corpo de dissipar o suor.

Em outro cenário previsto, temperaturas de 45ºC e umidade acima de 40%, a sensação térmica pode ultrapassar 71ºC, tornando-se letal.

Onde

Desde 2005, fenômenos desse tipo foram observados no Golfo Pérsico e Paquistão. A Nasa prevê que áreas do centro-oeste, norte, nordeste e sudeste brasileiro, além de partes da Ásia, Golfo Pérsico e China, podem se tornar inabitáveis, antes de 2075, devido ao calor extremo.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo