MPF cobra explicações de vereadora de Santa Cruz do Sul

📸 Rede social/divulgação/arquivo
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos à presidente da Câmara de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (Podemos), após ela anunciar em suas redes sociais o repasse de R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares como um “presente” do deputado federal Covatti Filho (PP), seu noivo.
Segundo Nicole, os recursos serão destinados à modernização da rede elétrica da ala São Francisco do hospital Santa Cruz, que atende pelo SUS.
O procurador da República Celso Tres, que assina o ofício, explicou que o MPF acompanha nacionalmente o uso das chamadas “emendas pix”, repasses sem destinação detalhada, também chamado de Orçamento Secreto, e encaminhou à vereadora recomendação feita anteriormente ao prefeito Sérgio Moraes (PL), cobrando mais transparência nos gastos.
No ofício à vereadora, o procurador ressalta que não foram identificadas emendas do deputado federal Covatti Filho na lista da recomendação do MPF enviada ao prefeito.
O MPF informou que, até o momento, não há investigação formal contra autoridades, mas quer entender se o recurso citado integra alguma destinação feita por Covatti ao Fundo Nacional de Saúde, já que não aparece nas emendas diretas à prefeitura.