Movimento intenso no PA do hospital Santa Cruz gera espera por leitos

📸 Divulgação/arquivo
Relatos de pacientes e acompanhantes, nessa quinta-feira (15), apontaram um movimento intenso no Pronto Atendimento (PA) do hospital Santa Cruz (HSC).
Conforme informações apuradas pelo jornal Gazeta do Sul, diversos pacientes estariam acomodados em macas desde o início da semana, em função da falta de vagas em leitos para internação. Em casos menos graves, mas com necessidade de observação ou permanência hospitalar, os pacientes foram encaminhados ao hospital de Vera Cruz.
O hospital Santa Cruz, por meio de sua assessoria de comunicação, confirmou à Gazeta o aumento significativo na procura por atendimento no setor de urgência e emergência.
A instituição informou que parte dos atendimentos realizados no PA poderia, em tese, ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, que estaria com fluxo reduzido de pacientes.
Ainda conforme o HSC, não há déficit no quadro de funcionários.
Em nota, a casa de saúde destacou que o PA é destinado ao atendimento de situações classificadas como graves, muito graves ou gravíssimas. “Casos de menor gravidade podem ser mais bem atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família, que estão preparadas para isso”, informou a assessoria.