Ministro afirma que não pretende fazer novas compras de Coronavac
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (20) que, por enquanto, não há intenção de fazer novas compras da vacina anticovid Coronavac/Butantan. Ele disse que a vacina produzida pelo centenário instituto paulista foi importante no início da campanha de imunização, mas que mostrou ter uma efetividade mais baixa do que a Pfizer e a Astrazeneca/Fiocruz.
“Logicamente, se surgirem evidências científicas mostrando que essa vacina de vírus inativado é tão boa quanto as outras, não há problema em usar não só essa, como qualquer vacina que seja aprovada pela Anvisa”, explicou o ministro.
Janssen
Em entrevista à imprensa, Marcelo Queiroga disse que as pessoas que foram imunizadas com a vacina da Janssen em junho e julho terão que tomar uma dose de reforço desse mesmo imunizante. Segundo ele, as doses dessa vacina, quase 40 milhões, já foram adquiridas e devem chegar ao Brasil em breve.
Queiroga voltou atrás em uma recente afirmação sua e disse que ainda será preciso analisar se os imunizados com a Janssen precisarão de uma terceira dose.