Mapa mostra que rio Taquari inundou cerca de 7 km em direção a Estância Nova
📷 Gov. Venâncio Aires
A prefeitura de Venâncio Aires desenvolveu mapas (imagens mais abaixo) das áreas de inundação do arroio Castelhano e do rio Taquari durante a maior enchente da história do Município, na virada de abril para maio deste ano.
🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp
O projeto foi conduzido pelo topógrafo Fabiano Ferreira e pelo desenhista Leizer de Bittencourt, incluindo verificação presencial e uso de drones para capturar imagens detalhadas.
O objetivo do levantamento foi mapear os pontos atingidos pela elevação do nível do arroio Castelhano e rio Taquari, permitindo entender melhor os efeitos das condições climáticas no Município.
Números gigantes
Em Venâncio Aires, mais de 20% da população foi afetada, com aproximadamente 23 mil pessoas desalojadas, 391 desabrigadas, 19 feridas e 4 mortes confirmadas.
O rio Taquari chegou a sair de seu leito de 6 a 7 quilômetros em direção ao distrito de Estância Nova, conforme mostra um dos mapas elaborados pelo governo municipal.
A infraestrutura urbana e rural sofreu danos significativos, incluindo destruição de estradas, pontes, alagamentos em casas, queda de postes de energia elétrica e contaminação da água.
O levantamento foi informado no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para obtenção de recursos para a recuperação das áreas afetadas.