Manchetes do dia: morre mãe do presidente, 312 municípios em emergência e mais
Confira a seguir os assuntos que estão em destaque nas capas dos principais jornais e sites de notícias do Brasil na manhã desta sexta-feira (21).
???? Zero Hora
RS atinge maior número de internações clínicas por covid desde julho de 2021
O Rio Grande do Sul voltou a registrar, entre esta quarta (20) e esta quinta-feira (21), mais de 700 internados por covid em leitos clínicos, também chamados de leitos de enfermaria. Hospitalizações atuais ainda estão abaixo de todas as ondas anteriores da pandemia. Vacina é a responsável por frear internações, dizem especialistas.
???? Correio do Povo
Cerca de 65% das cidades do RS decretam emergência pela estiagem
O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em razão da estiagem saltou de 312 para 325, nesta quinta-feira, segundo dados da Defesa Civil estadual. Até o momento, 199 decretos foram homologados pelo governo do Rio Grande do Sul e 76 reconhecidos pela União.
???? Jornal do Comércio
Lajeado cria documento para facilitar afastamento por covid
O objetivo é permitir que as instituições públicas e privadas que fazem exames da covid-19 possam elas mesmas preencher o documento indicando que a pessoa está com o exame positivo, sem a necessidade de fazer atendimento médico.
???? UOL
Barroso nega que TSE exigirá passaporte da vacina para votar
Em nota, o ministro do TSE disse que o boato “simplesmente não tem qualquer fundamento”. O presidente da Corte eleitoral enfatizou que, “na ocasião própria, com a consultoria de especialistas, como foi feito em 2020, serão tomadas as medidas sanitárias que vierem a ser recomendadas”.
???? Folha de S. Paulo
Morre a mãe de Bolsonaro, aos 94 anos
Olinda Bolsonaro morava em Eldorado, cidade de 15 mil habitantes no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Foi internada em um hospital de Registro, a 56 km de distância. O motivo não foi revelado pela família.
???? O Estado de S. Paulo
Governo negocia PEC para baixar preços de energia e combustíveis
Seriam zeradas as alíquotas de PIS/Cofins sobre gasolina, diesel e etanol. O impacto para o consumidor, no entanto, seria pequeno: redução entre R$ 0,18 e R$ 0,20 no preço do litro do combustível.
???? O Globo
Aliado de Bolsonaro diz que havia rachadinha nos gabinetes dele e de dois filhos
Conselheiro e próximo ao presidente, Waldir Ferraz disse ainda que ex-mulher chantageia Bolsonaro com pedidos de dinheiro em troca de seu silêncio. À revista Veja, o ex-assessor afirmou que o presidente só tomou conhecimento do assunto em 2018, quando as primeiras reportagens foram veiculadas na imprensa.