Manchetes do dia: guerra encarece pão, carne e cerveja, tiros no jantar de Maraisa e mais
Confira a seguir os assuntos que estão em destaque nas capas dos principais jornais e sites de notícias do Brasil na manhã desta sexta-feira (25).
???? Zero Hora
Tiro é disparado após discussão em bar onde cantora Maraisa jantava em Porto Alegre
Uma confusão em um bar no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, deixou um produtor da dupla Maiara e Maraisa com escoriações após uma ocorrência registrada na madrugada de quarta-feira (23). Após uma discussão, um homem, que seria um policial militar da Capital, efetuou um disparo dentro do estabelecimento. A Polícia Civil investiga o caso.
???? Correio do Povo
Justiça determina que UFRGS exija passaporte vacinal para covid-19
A 10ª Vara da Justiça Federal publicou uma decisão liminar, na última quarta-feira, exigindo que a UFRGS cumpra a Resolução 213/2021, de 5 de novembro de 2021, do Conselho Universitário. Ela prevê a exigência de passaporte vacinal da covid-19 para o desenvolvimento de todas as atividades presenciais a serem realizadas nas dependências da instituição. Cabe recurso.
???? UOL
Carne, cerveja e pãozinho ficarão mais caros com a guerra
“Petróleo, gás natural, fertilizante e trigo foram os primeiros a serem impactados. Só que esses quatro produtos acabam afetando uma vasta cadeia. A alta atinge fertilizantes, o que impacta soja, milho, ração e proteína animal (principalmente porcos, leite e ovos)”, disse Roberto Dumas, professor do Insper e especialista em economia internacional, ao falar sobre a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia.
???? Folha de S. Paulo
Cármen autoriza inquérito contra ministro e manda PGR dizer se investiga Bolsonaro
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (24) a abertura de inquérito criminal sobre o ministro Milton Ribeiro, da Educação, e deu 15 dias para a Procuradoria-Geral da República informar se também investigará o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ela, é imprescindível que se investigue todos os envolvidos nas suspeitas, e não somente o ministro da Educação.
???? O Globo
Governo prepara MP para combater ‘camelódromo digital’
O Ministério da Economia prepara medida provisória (MP) para fechar o cerco contra a atuação de plataformas digitais, como Shopee e Ali Express, entre outras, que vendem produtos importados no Brasil e despontam como um sucesso no País. Críticos, como varejistas e industriais nacionais, se referem a estes negócios como “camelódromos digitais”. A MP é resultado de uma articulação de varejistas liderados pelo empresário Luciano Hang, dono da rede Havan e aliado histórico do presidente Jair Bolsonaro.
???? Correio Braziliense
Caixa reduz juros do crédito imobiliário na modalidade poupança
A Caixa Econômica Federal reduziu a taxa de juros do crédito imobiliário na modalidade Poupança. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante o Evento Summit Abrainc 2022. As novas taxas partem de TR 2,80% ao ano, somadas à remuneração da poupança. Esse índice representa uma queda de 0,15 ponto percentual. As contratações na modalidade com as taxas reduzidas começam em 28 de março.
???? O Estado de S. Paulo
‘Jabuticabas’ perduram na Petrobras e turbinam ganhos de funcionários
Nos idos de 2015, ao se licenciar da presidência do conselho de administração da Petrobras, posto que acabaria deixando em definitivo dois meses depois, o executivo Murilo Ferreira fez um diagnóstico sinistro da estatal a um amigo. “A Petrobras não é do acionista majoritário nem do acionista minoritário – ela é da corporação”, disse Ferreira.