Manchetes do dia: baixo índice de vacinação, D’Alessandro fora, pedágio mais caro e mais
Confira a seguir os assuntos que estão em destaque nas capas dos principais jornais e sites de notícias do Brasil na manhã desta quarta-feira (23).
???? Zero Hora
Adesão de adolescentes e crianças é a menor entre todas as faixas etárias
Enquanto 99% dos idosos de 70 a 74 anos tomaram duas doses de vacina contra a covid, a proporção cai para 78% entre 20 e 24 anos. Em menores de idade, que dependem da autorização dos pais, a adesão é ainda menor: entre adolescentes, menos de 70% e, entre crianças, sequer chega a 10%, ainda que nem todas estejam aptas para a segunda dose.
???? Correio do Povo
Inter comunica lesão de D’Alessandro e meia fica de fora do Gre-Nal
O meia D’Alessandro, de 40 anos, sentiu uma lesão no quadril e está fora do clássico Gre-Nal 437 desta quarta-feira (23), na Arena, pelo jogo de volta das semifinais do Gauchão. A informação foi confirmada pelo departamento médico do Inter no final da noite desta terça-feira. Ele será avaliado diariamente.
???? Jornal do Comércio
Pedágio em três estradas federais gaúchas sobe mais de 10%
A partir da meia noite de segunda-feira (28), as tarifas dos pedágios da CCR ViaSul na BR-290 (Freeway), BR-101 e BR-386 passarão de R$ 4,70 para R$ 5,20. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (22).
???? Folha de S. Paulo
Pastor pediu ouro em troca de verba do Ministério da Educação, diz prefeito
O prefeito Gilberto Braga (PSDB), do município maranhense de Luis Domingues, afirmou que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu 1 kg de ouro para conseguir liberar verbas de obras de educação para a cidade. O pedido de ouro teria sido feito pelo pastor Arilton Moura, segundo o prefeito. Arilton e o também pastor Gilmar Santos têm negociado liberações de recursos federais para municípios mesmo não tendo cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
???? O Estado de S. Paulo
Deputado pede criação de CPI para apurar gabinete paralelo do MEC
O deputado Professor Israel (PV) apresentou nesta terça-feira (22) um requerimento para a criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de apurar o gabinete paralelo de pastores no Ministério da Educação. Para ser instalada, a CPMI precisa da assinatura de pelo menos 171 deputados e 26 senadores, além de ser autorizada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD).
???? Correio Braziliense
Youtube vai deletar vídeos com fake news sobre fraudes nas eleições de 2018
O Youtube afirmou, nesta terça-feira, que decidiu remover vídeos com informações falsas sobre eleições de 2018. O objetivo é combater a enxurrada de fake news na rede sobre o sistema eleitoral brasileiro. A medida impacta diretamente o presidente Jair Bolsonaro, que insiste na tese de fraude no pleito e é um grande crítico das urnas eletrônicas.