Venâncio Aires

Mais de 1,7 mil famílias acumulam perdas irreversíveis com a estiagem

Redação

Publicado terça-feira, 21/12/2021, às 20:38

Compartilhar

Um relatório técnico entregue na manhã desta terça-feira (21) pela Emater ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), apresentou demonstrativos de perdas na agricultura por conta dos baixos índices de chuva nos últimos meses no Município.

Conforme a apuração parcial, com base nos dados de 1º de novembro a 20 de dezembro deste ano, são quase R$ 40 milhões de prejuízo na produção rural, atingindo diretamente 1.750 famílias.

????  “Considerando que essas perdas já são consideradas irreversíveis e que os números podem aumentar se confirmada a previsão de um verão muito seco, corremos o risco de grandes perdas para o Município”, analisou o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin.

Proporcionalmente, a cultura mais prejudicada pela falta de chuva é a soja, que já registra 70% de perdas. Depois, com 50%, vem a produção de moranga e melancia, seguida de perdas nas lavouras de milho (safra, safrinha e silagem), feijão, tabaco, fruticultura geral, além de bovinos de corte e de leite.

Os levantamentos técnicos da Emater e da prefeitura devem embasar o decreto de emergência de Venâncio Aires ainda nesta semana.

???? Com informações do Governo de V. Aires.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo