Lula e Bolsonaro consolidam favoritismo ao Planalto
A primeira rodada da pesquisa do banco BTG Pactual com a FSB Pesquisa consolida o favoritismo de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na corrida por uma vaga no 2º turno. O ex-presidente aparece com 43% das intenções de voto, contra 29% do atual.
Todos os demais sete nomes somam, juntos, apenas 24%. Nessa terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), aparecem empatados tecnicamente: 9% a 8%, respectivamente. No cenário estimulado, apenas 5% dos eleitores não escolhem nenhum dos nove nomes apresentados.
“O contexto de polarização política antecipou as decisões dos eleitores. Com isso, as possibilidades para candidatos fora Lula e Bolsonaro hoje são bem mais restritas”, analisou André Jácomo, diretor do Instituto FSB.
A seguir, o desempenho dos candidatos na pesquisa estimulada.
- Lula: 43%
- Bolsonaro: 29%
- Ciro Gomes: 9%
- Sergio Moro: 8%
- João Doria: 2%
- André Janones: 2%
- Eduardo Leite: 2%
- Simone Tebet: 1%
- Felipe D’Ávila: 0%
- Branco/nulo: 4%
- Não sabe: 1%
O resultado por perfil do eleitorado está na imagem a seguir.
Segundo turno
Na disputa de segundo turno, Lula aparece com 54%, contra 35% de Bolsonaro. Nessa simulação, apenas 11% dos eleitores não votariam em um dos dois. De acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro perderia no segundo turno em todos os cenários apresentados – contra Lula, Ciro (52% a 36%), Moro (43% a 36%), Doria (44% a 38%) e Leite (46% a 38%).
Avaliação do governo
Hoje, 29% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, 17% como regular e 53% como ruim ou péssimo. Há 61% que desaprovam a forma como o presidente governa, contra 34% que aprovam.
Atípico
A característica inusitada desta pesquisa é o fato dela apresentar dois candidatos do mesmo partido na escolha estimulada. João Doria e Eduardo Leite são do PSDB. O governador gaúcho está em negociações para disputar a presidência pelo PSD.
O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas das 17h dessa sexta-feira (18) às 15h deste domingo (20), e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09630/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.