Licenciamento veicular para 2025 terá retorno do seguro obrigatório
📸 Rovena Rosa/Agência Brasil/arquivo
A partir de 2025, o vencimento do licenciamento anual veicular deixará de ser escalonado pelas placas no Rio Grande do Sul. Todos os proprietários de veículos terão até o dia 31 de julho de 2025 para circular com o documento referente a 2024. O pagamento poderá ser realizado a partir de 11 de dezembro de 2024, junto à antecipação do IPVA.
Para regularizar o veículo em 2025, será necessário quitar multas vencidas, o IPVA, a nova taxa de licenciamento, fixada em R$ 104,36 até 31 de janeiro, e o retorno do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
Após janeiro, a taxa de licenciamento será corrigida pela Unidade Padrão Fiscal.
Seguro polêmico
O SPVAT marca o retorno do seguro obrigatório, que esteve suspenso por cinco anos. Agora sob gestão da Caixa, o valor e os canais de pagamento serão anunciados em breve, conforme o governo federal.
A mudança vai exigir atenção dos proprietários, que deverão pagar o seguro em outro local a partir do ano que vem. O valor do SPVAT será anunciado em breve, assim como canais de pagamento que serão disponibilizados. Em resumo, o proprietário do carro terá a tarefa adicional de pagar o IPVA em um local e o seguro obrigatório em outro.