Justiça suspende volta às aulas na rede estadual
A desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), determinou, neste domingo (9), a suspensão do retorno das aulas na rede estadual, previsto para esta segunda-feira (10). O reinício do calendário escolar foi adiado para 17 de fevereiro, considerando a intensa onda de calor que atinge o Estado e vai se agravar nos próximos dias.
A decisão ainda pode ser contestada pelo governo estadual, o qual já declarou que vai entrar com recurso.
A Justiça atendeu a um pedido do Centro dos Professores Estaduais do RS (CPERS Sindicato), que argumentou que as temperaturas extremas, previstas para ultrapassar os 40°C à sombra, podem comprometer a segurança de alunos e profissionais da educação. A entidade também destacou que muitas escolas não possuem ventilação adequada e enfrentam problemas com a rede elétrica.
A magistrada mencionou que, além das salas de aula sem climatização, alunos e professores precisam se deslocar sob calor extremo. Segundo o alerta da Metsul, o Rio Grande do Sul será uma das regiões mais quentes do mundo nos dias 10 e 11 de fevereiro (nesta segunda e terça-feira).
De acordo com o meteorologista Cléo Kuhn, quando a temperatura do ambiente supera a temperatura do corpo (de aproximadamente 36,5°C), pode haver danos à saúde.
ℹ️ TJ-RS, CPERS e Metsul.