Jarbas presenteia servidores com três feriadões de quatro dias em 2025
📸 Canva
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), publicou na semana passada o decreto que regulamenta o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025. O cronograma deve ser seguido por repartições públicas municipais, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
O servidores públicos municipais foram presenteados com três feriadões de quatro dias, pois o prefeito decretou ponto facultativo em três sextas-feiras seguintes a feriados que caem em quintas feiras.
Estes feriadões artificiais ocorrerão de 19 a 22 de junho, começando com o Corpus Christi; de 25 a 28 de dezembro, começando pelo Natal; e de 1º a 4 de janeiro, iniciando pelo Ano-Novo. A bem da verdade, os dois últimos feriadões são de quatro dias e meio, já que, para a quarta-feira imediatamente anterior a eles (dias 24 e 31 de dezembro), Jarbas da Rosa decretou ponto facultativo após as 12h.
Cinco ao todo
Com isso, 2025 e o comecinho de 2026 reservam cinco feriadões de pelo menos quatro dias para os servidores públicos da Capital do Chimarrão, tendo em vista o tradicional feriadão de Carnaval (1º a 4 de março) e o fato da Sexta-Feira Santa cair no dia 18 de abril e Tiradentes cair no dia 21 de abril, a segunda-feira seguinte.
Compensação interna
No âmbito do serviço público municipal, os três pontos facultativos em sextas-feiras, que vão gerar os feriados prolongados, exigirão compensação de horários por parte dos servidores, mas isso não significa horários de atendimento ampliados para a população.
“As unidades de trabalho deverão observar, em atendimento às disposições deste decreto, os seus horários habituais de expediente“, diz o texto.
De acordo com o decreto, os pontos facultativos demandarão plantões para assegurar o atendimento de serviços essenciais. Já as escolas municipais seguirão o calendário com os mesmos feriados, desde que compatível com o planejamento escolar.