Investimentos do 5G vão universalizar internet no Brasil, diz ministro
Leilão das faixas de frequência está previsto para 4 de novembro

Foto: Cleverson Oliveira/Min. das Comunicações
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse hoje (8) que o leilão do 5G vai garantir internet para todos os lugares do Brasil e acabar com os “desertos digitais”.
“Todos os locais no Brasil, as pequenas vilas, todos eles receberão internet”, enfatizou o ministro, durante inauguração de um complexo de laboratórios de conectividade em Campinas (SP).
O leilão das quatro faixas de frequência por onde trafegam os dados do 5G está previsto para acontecer no dia 4 de novembro. A tecnologia permite o envio de uma quantidade maior de dados com um tempo menor de resposta, permitindo a conexão de diversos equipamentos e máquinas.
Segundo o ministro, dos mais de R$ 49 bilhões previstos para serem arrecadados com o leilão, a maior parte será investida em infraestrutura.
“Cerca de R$ 40 bilhões serão investidos no setor de telecom. Vai resolver de uma vez por todas o deserto digital no Brasil”, acrescentou.
O modelo, destinando os recursos diretamente para os investimentos, também garante, de acordo com Faria, a melhor aplicação do dinheiro.
“Não tem mais aquele risco do dinheiro entrar para o Executivo, aí vai, muda o ministro, e o retorno para o setor não volta”, justificou Fábio Faria.