Imunização contra a gripe começa na segunda-feira
A partir de segunda-feira (4), pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde de Venâncio Aires poderão receber a vacina contra a gripe, dentro da campanha nacional que está começando. Estes grupos são prioridade até o dia 3 de junho em todas as unidades de saúde com sala de vacinação.
Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunização do Município, Janete Fernandes, o Município tem 13.766 nesta faixa etária, e 1.575 profissionais da saúde.
A partir de 2 de maio, inicia a segunda etapa da campanha nacional, abrangendo outros grupos prioritários.
Sarampo
Junto com a vacinação contra a gripe, inicia a vacinação contra o sarampo, que vai contemplar também dois grupos prioritários. A partir de segunda-feira, podem receber a dose os profissionais da saúde. Já a partir de 30 de abril, a oferta de vacina contra o Sarampo estará disponível para crianças de seis meses a quatro anos.
Sem intervalo
O Ministério da Saúde não estabelece mais a necessidade de intervalo entre a vacina contra covid-19 e outras vacinas. Assim, para quem tem doses da vacina contra o coronavírus para atualizar, pode se imunizar contra a gripe.
Com intervalo
No entanto, no caso das crianças, ainda é necessário intervalo de 15 dias entre a vacina anticovid e qualquer outra.
Para se vacinar, adultos e crianças precisam levar cartão de vacina, documento de identificação e o cartão do SUS.
Em casa
Para a primeira e segunda fases da campanha contra a gripe, as equipes de vacinação do Município se organizam para vacinar, em casa, pessoas acamadas que estejam nos grupos prioritários. Para isso, conforme Janete, é necessário fazer contato com a equipe da Saúde, pelo telefone 3983-0249.