Hospital da região opera acima da capacidade na emergência

📸 Divulgação
O hospital Bruno Born, de Lajeado, está operando acima da capacidade máxima no setor de emergência para atendimento de pacientes em estado crítico. Conforme nota divulgada nesta segunda-feira (26), a unidade enfrenta superlotação, com 12 pacientes em cuidados intensivos, embora o setor esteja estruturado para atender até oito nessas condições.
Do total de pacientes críticos, quatro estão em ventilação mecânica, o que demanda suporte intensivo contínuo por parte das equipes médicas e de enfermagem. Segundo o hospital, o atendimento continua sendo prestado por equipe multiprofissional, que atua para manter a qualidade da assistência prestada.
Diante do cenário, medidas internas foram adotadas com o objetivo de ampliar o suporte às equipes e reorganizar os fluxos assistenciais. A prioridade tem sido dada aos casos mais graves, conforme protocolos clínicos estabelecidos.
O Bruno Born não informou previsão de normalização da sobrecarga, que, por enquanto, ainda é menos dramática do que o quadro enfrentado pelos hospitais da região metropolitana, onde emergências já estão rejeitando novos pacientes por falta de espaço e equipes, enquanto outras operam com mais de 250% da capacidade.
Receba notícias do Portal Significa no seu WhatsApp! Basta acessar o canal de notícias, apertar em “seguir” e no sininho de notificação.